NASA fotografa Londres durante a noite

Fotografia mostra a cidade-sede das Olimpíadas de 2012 totalmente iluminada a noite

São Paulo – A NASA divulgou uma imagem que mostra a cidade de Londres totalmente iluminada à noite. Atualmente, a capital é palco das Olimpíadas de 2012.

Segundo a NASA, ao redor de Londres, as luzes no mar da Irlanda e no Mar do Norte são uma mistura de navios de pesca e foguetes de plataformas de petróleo e gás. Além de Londres, também é possível ver metade da Grã-Bretanha.

A fotografia foi capturada pelas lentes do satélite Suomi NPP, com raios infravermelhos. Antes, o satélite era chamado de NPP. Ele foi renomeado de Suomi NPP em 24 de janeiro de 2012 para homenagear o falecido Verner Suomi, meteorologista da Universidade de Wisconsin. Ele foi um dos cientistas pioneiros no desenvolvimento de sondas para análise do clima terrestre.

Para os pesquisadores, imagens noturnas da Terra não mostram apenas a beleza do nosso planeta. Com elas, é possível estudar as populações dos países, o desenvolvimento econômico de cada região, além do uso de energia.

Alguns cientistas também usam essas imagens noturnas para escolher onde ficarão observatórios astronômicos. Também é possível estudar os impactos da iluminação noturna na Terra, monitorar falhas de energia e desastres naturais.