Dólar R$ 3,28 0,12%
Euro R$ 3,67 0,13%
SELIC 11,25% ao ano
Ibovespa -0,05% 63.227 pts
Pontos 63.227
Variação -0,05%
Maior Alta 22,54% JBSS3
Maior Baixa -4,09% CYRE3
Última atualização 25/05/2017 - 17:21 FONTE

Moeda virtual dá descontos e incentiva comércio local

Zolkin vai trocar moedas virtuais por desconto em compras e serviços. Controle das moedas e busca dos estabelecimentos são feitos por meio de aplicativo

São Paulo – A moeda virtual Zolkin quer dar desconto para consumidores e ainda incentivar o comércio local em São Paulo. Após um período de testes, agora a startup adota um modelo definitivo para a descoberta de novos estabelecimentos.

A Zolkin não chega a ser uma moeda propriamente dita. Ela não pode ser usada como forma de pagamento, mas como fonte de descontos em locais conveniados. Ao se cadastrar, o usuário ganha 100 Zolkins de brinde. A partir daí, pode começar a trocar.

Cada estabelecimento comercial define quanto de desconto aceita dar. Cada moeda virtual pode ser trocada por um real de desconto. Caso o local aceite dar 20% de desconto, por exemplo, em uma conta de 100 reais, o usuário pagará 20 reais usando 20 Zolkins.

O restante, por sua vez, deve ser pago usando a moeda brasileira—seja em espécie ou usando cartões de crédito ou débito. Com isso, os 80 reais pagos retornam em Zolkins.

Tudo isso é feito a partir do CPF do consumidor, que precisa fazer um breve cadastro para poder usar o serviço. Com a lógica, quanto mais visitar estabelecimentos que aceitam Zolkins e usar os descontos, mais moedas virtuais o comprador vai acumular.

Todo o controle é feito usando o aplicativo da startup, disponível para iPhone e Android. Neste app também está disponível a listagem de estabelecimentos credenciados.

Com isso, a empresa espera incentivar o comércio local. O consumidor pode abrir o app e procurar por novos locais nas proximidades a qualquer momento do dia.

Por enquanto, Zolkin atua somente em São Paulo. Neste momento, o principal bairro é o Itaim Bibi. O foco atual da empresa é expandir a área de atuação. De acordo com Raquel Trindade, sócia-diretora da Zolkin, a empresa procura por parceiros nas regiões de Pinheiros e Vila Madalena.

Para mais informações, visite o site da Zolkin ou baixe o app para iPhone ou Android.