Microsoft vai agregar loja de aplicativos ao Windows 8

O Windows 8, que a Microsoft deve concluir em 2012, vai rodar tanto em PCs como em tablets e vai ter sua própria loja de aplicativos online

São Paulo — A Microsoft deverá criar uma loja de aplicativos para o Windows 8, sistema operacional que está em desenvolvimento na companhia e será lançado em 2012. A informação foi revelada por post publicado no Building Windows 8, blog oficial que trata do produto.

A revelação foi feita por Steven Sinofsy, presidente da Microsoft para Windows e Windows Live. Ele publicou, no blog, uma lista de equipes envolvidas no desenvolvimento do Windows 8 que incluía um grupo de engenheiros focado no projeto da loja. Há indícios de que a companhia pretende criar um ambiente para concorrer com a Apple, que em junho passou a disponibilizar aplicativos para a sua plataforma Mac. Mas ainda faltam dados para avaliar exatamento como será a loja da Microsoft.

Especulações sobre a empreitada já circulam no mercado há alguns meses, desde que Sinofsky apresentou uma imagem do Windows 8 com a aba “Store” (loja). Em junho, um blog chinês postou telas do que afirmava ser a loja de aplicativos da empresa. À época, a companhia não se pronunciou. Em 2004, a companhia anunciou o Windows Marketplace, espaço virtual destinado à compra de softwares, hardwares e periféricos, descontinuado em 2009.