Microsoft lança seu primeiro notebook, o Surface Book

Em evento, a Microsoft anunciou seu primeiro notebook. O Surface Book tem design caprichado e quer competir com o MacBook Pro, da Apple

Nova York – A Microsoft lançou nesta terça-feira o Surface Book, o primeiro computador portátil fabricado pela empresa, e classificado como “o mais fino e mais poderoso notebook já criado”.

O Surface Book, com uma bateria de 12 horas, estará em pré-venda a partir de amanhã, com o preço inicial de US$ 1.499 nos Estados Unidos. O novo modelo chega ao mercado no dia 26 de outubro, segundo informou a companhia durante um evento em Nova York.

O vice-presidente da divisão do Surface, Panos Panay, chamou o primeiro notebook lançado pela Microsoft de “computador definitivo”. Ele possui uma tela de 13,5 polegadas e 6 milhões de pixels, que pode ser retirada ou dobrada sobre a estrutura principal para funcionar como um tablet.

Apesar de a Microsoft, que nasceu em 1975 como fabricante de softwares, ter lançado nos últimos anos vários tablets e smartphones, essa é a primeira vez que apresenta um notebook.

Segundo Panay, o Surface Book é duas vezes mais rápido que o MacBook Pro, produzido pela rival Apple.

“O teclado é perfeito, silencioso e é muito poderoso” destacou Panay, diretor da Microsoft, companhia fundada por Bill Gates e Paul Allen, com sede em Redmond, no estado de Washington.

Panay afirmou que a Microsoft estava há anos pensando em fabricar seu primeiro notebook. A máquina virá equipada com um processador Intel Core i5 ou i7 da nova geração Skylake, até 16GB de memória RAM, duas entradas USB e outra para cartões SD, além de um chip gráfico Nvidia GeForce.

Entre os outros produtos apresentados pela Microsoft no evento de hoje estão o Surface Pro 4, 30% mais rápido que a versão anterior do tablet, e os smartphones Lumia 950 e Lumia 950 XL.

A Microsoft lançou em junho Windows 10. Oito semanas depois de o sistema operacional ter chegado ao mercado, a empresa afirmou que ele já foi instalado em mais de 110 milhões de dispositivos.