Microsoft esclarece quem realmente receberá o Windows 10 de graça

Beta testers realmente receberão a atualização - mas apenas se continuarem no Insider Preview

Depois de confundir os usuários na última semana com a notícia de que todos os beta testers do Windows 10 ganhariam a atualização de graça, a Microsoft voltou um pouco atrás em um post em seu blog oficial. O texto diz que quem utilizou as versões de Preview do sistema operacional realmente receberá o update gratuitamente – mas apenas se continuar aceitando testar os futuros Previews.

Dessa forma, todos que instalaram as primeiras builds do SO do zero receberão o update no dia 29 de julho, como se fosse um upgrade de rotina. Mas apenas quem continuar no Insider Preview, que continua mesmo após o lançamento da versão final do sistema, terá a licença renovada. Os que desistirem de participar do programa terão que voltar algumas versões, para o Windows 7 ou 8.1, ou adquirir uma licença separadamente.

Além dos beta testers, donos de cópias originais do Windows 7 e 8.1 poderão receber o Windows 10 gratuitamente, desde que reivindiquem o exemplar em um prazo de um ano. Depois desse período, quem não adquiriu o sistema precisará pagar por ele.

A décima versão do sistema operacional será lançada no dia 29 de julho, e usuários já podem optar por recebê-la no dia de sua estreia.