Mala inteligente anda por conta própria e facilita viagens

Gadget para viajantes pode subir rampas com 15 graus de inclinação

São Paulo – Uma startup chinesa tem uma tecnologia que pode facilitar a vida de viajantes: uma mala inteligente que segue o dono. A Cowarrobot R1 pode andar em superfícies planas a 7 km/h e percorre 20 km de distância com uma única carga em sua bateria.

A mala segue quem que estiver usando a pulseira que a acompanha na caixa. Com isso, ela não se confunde e começa a seguir outra pessoa por engano.

A R1 não pode subir escadas, mas consegue andar por rampas com inclinação máxima de 15 graus.

O sistema de condução autônoma da mala é chamado CO-MOVE System. A empresa não explica muito sobre essa tecnologia. Segundo o site The Verge, é possível que o aparelho utilize sonares para se locomover e desviar de obstáculos.

O produto chega às lojas em dezembro de 2016, por 700 dólares. Quem quiser comprar a mala antecipadamente pode contribuir para a campanha da empresa no Indiegogo e pagar 430 dólares pelo gadget para viajantes. Em reais, em conversão direta, os valores são 2.285 reais ou 1.405 reais, respectivamente.

Quase 300 internautas já apoiaram o projeto online e, com isso, a Cowarobot arrecadou 175 mil dólares – a meta inicial era 100 mil dólares.

Confira o vídeo de divulgação da R1 a seguir. A reportagem continua na sequência.

Outra mala inteligente fez sucesso na semana passada. Ela é chamada Modobag, atinge 12,8 km/h e permite que o usuário a utilize como veículo de locomoção. 

Também com campanha aberta no Indiegogo, a empresa responável pelo produto, chamada ModoBag LLC, arrecadou quase 240 mil dólares de 239 internautas. 

Porém, essa mala inteligente é mais cara e sai por 995 dólares (3.250 reais, em conversão direta) e será entregue em janeiro de 2017.

O gif abaixo mostra um pouco da experiência de usar esta mala para se locomover.