Jobs digitou :) ao saber que demitiu funcionária do Google

Uma série de documentos mostra a troca de e-mails entre Steve Jobs e Eric Schmidt sobre um problema em suas "políticas" de aquisição de talentos

Além de divulgar documentos de brigas entre a Apple e o Google em 2005, o site PandoDaily também revelou como funcionava o cartel das empresas de tecnologia nos Estados Unidos na hora de contratar pessoas.

Uma série de documentos mostra a troca de e-mails entre Steve Jobs e Eric Schmidt sobre um problema em suas “políticas” de aquisição de talentos. Esse acordo foi feito entre as companhias para evitar o “roubo” de funcionários entre elas, pressionando salários do mercado para baixo.

Em 7 de março de 2007, uma recrutadora do Google enviou um e-mail (que iria acabar com a sua carreira) sondando um funcionário da Apple para uma vaga — violando assim o acordo entre as empresas.

Na tarde do mesmo dia, Jobs encaminhou o e-mail dela para Schmidt dizendo:

“Eric,

Eu seria muito grato se o seu departamento de recrutamento parasse de fazer isso.

Obrigado,

Steve”

Conhecido como um homem de poucas palavras em seus e-mails, Steve Jobs conseguiu o que queria com essa única frase.

No dia seguinte, Schmidt contatou os responsáveis pelo RH do Google pedindo uma explicação para o ocorrido. Quase que imediatamente, Arnnon Geshuri, executivo sênior de recursos humanos do Google, respondeu à Schmidt que a funcionária seria demitida e que isso não voltaria a acontecer. A linguagem usada é direta: segundo Geshuri, a funcionária seria ‘desligada’ em menos de uma hora.

Para intensificar a mensagem, Shona Brown, vice-presidente de RH do Google, enviou um e-mail reforçando a mensagem e pedindo para que isso servisse de exemplo aos outros recrutadores.

Na manhã do dia 9 de março de 2007, Schmidt enviou um e-mail para Steve Jobs pedindo desculpas e assegurando que isso não aconteceria novamente.

Depois de conseguir o que queria, Jobs encaminhou o e-mail de Schmidt para a responsável pelo RH da Apple, Danielle Lambert, com um sorriso:

(Reprodução)

Apenas dois caracteres são capazes de mostrar a brutalidade de Steve Jobs.

Documentos

As trocas de e-mails estão em um processo de julgamento na Corte Federal dos Estados Unidos. Além de Google e Apple, estão em julgamento outras como a Intel, AOL e IBM.

Todos documentos estão disponíveis no site da PandoDaily.