Dólar R$ 3,27 -0,31%
Euro R$ 3,66 0,08%
SELIC 11,25% ao ano
Ibovespa 1,60% 62.662 pts
Pontos 62.662
Variação 1,60%
Maior Alta 9,53% JBSS3
Maior Baixa -1,42% EMBR3
Última atualização 23/05/2017 - 17:20 FONTE

Jango é rádio inteligente e gratuito na web

Serviço permite que usuários customizem rádios com seus artistas favoritos e escutem as estações produzidas por amigos

São Paulo – Quem gosta de navegar pela web ouvindo seus artistas favoritos e descobrindo novas músicas precisa conhecer o site Jango. O serviço é gratuito e funciona tal qual uma rádio, porém pode ser customizada pelo usuário, segundo suas preferências.

O usuário digita o nome do artista ou gênero desejado e então o Jango oferece uma estação que toca não apenas suas músicas, mas também artistas e gêneros similares. Por exemplo, ao escolher a rádio de Tim Maia, o Jango apresenta músicas de outros nomes da música brasileira, como Gal Costa, Caetano Veloso e Gilberto Gil. Ou, ao optar pela rádio da banda Foo Fighters, o usuário também irá escutar Nirvana e Soundgarden.

E é aqui que entra a customização. Caso o queira adicionar ou excluir determinado artista, basta observar quais compõem o canal e editar segundo o seu gosto. Também é possível clicar em botões “thumbs up!” e “thumbs down” (similar ao “curtir” do Facebook) para classificar uma música. A ação ajuda o serviço a se ajustar ao gosto musical de quem escuta, transformando-o em uma espécie de “rádio inteligente”.

Devido às restrições de Copyright, o Jango não permite que seus usuários busquem por uma música específica, ao contrário de serviços como Grooveshark, por exemplo. Há também restrições em relação à quantidade de vezes que determinado artista aparece em uma rádio. A única opção para ouvir determinada música é ir até a página do artista, clicar na escolhida (caso disponível) e então ouvi-la através de vídeo do Youtube. 

Rede Social

Além de rádio, o Jango também tem perfil de rede social. A começar pelo login, que pode ser feito com o Facebook ou pelo próprio serviço, e a possibilidade de compartilhar a atividade em outras redes. No serviço é possível adicionar amigos e formar uma rede de contatos para ouvir suas rádios e permitir que escutem as suas.

Quem quiser usar o Jango no seu aparelho móvel pode realizar o download para os sistemas operacionais Android, do Google, e iOS, da Apple.