iPhone 6s Plus x Galaxy Note 5: qual tem a melhor câmera?

Os dois smartphones são os tops de linha de ambas as marcas. Contudo, qual deles tem a melhor câmera? Veja o que os especialistas dizem sobre isso

São Paulo – Os smartphones iPhone 6s Plus e Samsung Galaxy Note 5 trazem, indiscutivelmente, ótimas câmeras. Mas em comparação, qual dos dois aparelhos se sai melhor nesse quesito?

O Galaxy Note 5 chegou recentemente ao Brasil. O iPhone 6s Plus, apesar de anunciado e lançado no exterior, ainda não está à venda no país–mas deve chegar até o final deste ano.

Nas especificações técnicas, os dois smartphones diferem pouco. A câmera do iPhone 6s Plus tem sensor de 12 megapixels, flash dual-tom, estabilização de imagem óptica com capacidade de capturar vídeos 4K a 30 quadros por segundo.

O Galaxy Note 5 tem um sensor de 16 megapixels, flash LED e estabilização ótica de imagem. Além disso, assim como o iPhone 6s Plus, ele consegue capturar vídeos em 4K com até 30 quadros por segundo.

Para os sites especializados, no geral, as câmeras do smartphone da Samsung podem trazer imagens mais nítidas e vibrantes quando tiradas na luz do dia. Assim, se você curte de fotografias saturadas com tonalidades mais quentes, esse é o seu dispositivo.

No entanto, se você não gosta de fotografias muito brilhantes, você vai preferir o controle de iluminação e precisão de cor do iPhone 6s Plus. De acordo com o site Business Insider, a câmera do aparelho da Apple fotografa imagens mais fiéis à cena real.

Em baixa luminosidade, o iPhone 6s Plus dá um banho no Galaxy Note 5. Apesar de a câmera do aparelho da Apple deixar a imagem um pouco esverdeada, ela ainda fotografa imagens melhores do que as quase sem nitidez nenhuma do Note 5.

Outra função que ambos os smartphones têm, e que foi testada pelos especialistas, foi o vídeo 4K. Antes de fazer a comparação, o site 9to5 Google aponta um ponto importante: a Samsung tem focado há mais tempo nessa tecnologia do que a Apple. Assim, é natural que a qualidade dos vídeos 4K do Note 5 seja melhor do no caso do seu rival.

Ainda segundo o 9to5 Google, as cores dos vídeos 4K do 6s Plus não são tão precisas quanto as do Note 5. Porém, a estabilização do smartphone da Apple é melhor e mais suave do que a do aparelho da Samsung quando os vídeos em 4K são gravados em movimento.

No quesito interface, a câmera do iPhone 6s Plus é melhor e mais imples. Porém, em questões de funcionalidade, o Note 5 é mais poderoso – ainda mais, se o usuário souber mexer com a velocidade do obturador, o balanço de brancos e ISO.

Dito tudo isso, apenas uma conclusão pode ser tirada: se você gosta de cores vibrantes e quer gravar vídeos em 4K (apesar de a tecnologia ainda não ser muito utilizada), escolha o Samsung Galaxy Note 5.

Se você curte imagens com tonalidades mais frias e quer fotografar à noite ou em locais com baixa luminosidade, o iPhone 6s Plus é o smartphone que você estava procurando.

O vídeo abaixo (em inglês) do site 9to5 Google mostra como os especialistas fizeram as comparações das câmeras dos dispositivos da Samsung e da Apple: