iPhone 5S já está sendo fabricado na China, diz blog

A Foxconn já começou a produzir o iPhone 5S na China, diz o blog japonês Macotakara. O lançamento deve acontecer entre junho e agosto

São Paulo — Enquanto os analistas discutem se o iPhone 5S será lançado em junho, julho ou agosto, surge a notícia de que o novo smartphone da Apple já está sendo fabricado na China. O blog japonês Macotakara diz ter recebido essa informação de uma “fonte confiável”.

Segundo o Macotakara, a Foxconn já começou a produzir o iPhone 5S, inicialmente em quantidades reduzidas, enquanto são feitos acertos no processo de fabricação. De fato, se o plano for mesmo anunciar o smartphone na metade do ano, o início da fabricação não deve demorar, já que é preciso estocar o produto para o lançamento.

O iPhone 5S estaria sendo fabricado na mesma linha de produção usada para o iPhone 5. É algo esperado, já que o novo modelo deve ser semelhante ao atual. O Macotakara diz, também, que a operadora japonesa NTT DoCoMo, que não vende o iPhone, reduziu suas encomendas de smartphones com Android. A razão seria que a empresa pretende passar a oferecer o iPhone a seus clientes após a chegada dos novos modelos. 

Nesta semana, o analista Ming-Chi Kuo, da KGI Securities, divulgou um relatório afirmando que a Apple vai lançar dois novos modelos do iPhone em junho. Kuo fez boas previsões sobre produtos da Apple no passado. Segundo ele, o modelo mais barato será um iPhone 5 redesenhado, com corpo em plástico em vez de metal. Será oferecido em seis cores.

Internamente, esse aparelho seria praticamente idêntico ao iPhone 5 atual. Desbloqueado, custaria por volta de 400 dólares nos Estados Unidos. Já o outro modelo, o iPhone 5S, passaria a ser o smartphone mais avançado da Apple, mantendo o preço do iPhone 5 atual – 650 dólares desbloqueado.


Kuo diz que o iPhone 5S terá o novo processador A7, mais poderoso que o atual A6. A câmera principal terá lente de maior abertura (f/2), o que deve melhorar seu desempenho em lugares mal iluminados. Também vai contar com um novo flash de LED, capaz de produzir luz branca ou amarelada. Ele vem sendo chamado de Smart LED. 

Kuo não está sozinho nessas previsões. Peter Misek, analista da Jefferies, também diz que o iPhone 5S chega em junho, embora outros prevejam que isso possa acontecer em julho ou agosto. Nos casos do iPhone 5 e do iPad mini, os rumores que circularam antes do lançamento acabaram se mostrando bastante corretos. Assim, há boas chances de essas afirmações estarem certas.

A análise corrente no mercado é que a demora da Apple em apresentar um novo modelo nos dois últimos anos (o iPhone 4S foi anunciado em outubro e, o iPhone 5, em setembro) acabou favorecendo a rival Samsung.

De fato, as vendas do iPhone 4S caíram drasticamente nas semanas que antecederam o lançamento do iPhone 5 no ano passado. Isso permitiu que o Galaxy S III, da Samsung, se tornasse, temporariamente, o smartphone mais vendido nos Estados Unidos. Neste ano, Tim Cook e sua turma estariam decididos a adiantar a apresentação do novo iPhone em algumas semanas para evitar que isso se repita.