Instagram ganha visual discreto e novo logo extravagante

Novo visual e novo logo chegam hoje aos usuários. Enquanto o design do app assume um visual mais discreto e o logo fica mais chamativo

São Paulo – Ao longo do último ano, funcionários do Instagram e do Facebook participaram de uma pesquisa interna. Eles foram convidados a desenhar o logo do Instagram de cabeça, sem fazer qualquer consulta. O objetivo era perceber o que era mais marcante no desenho atual.

Hoje, o Instagram anuncia um novo logo, assim como um novo design de seu visual interno. “Nós mantivemos as duas características principais que descobrimos com nossas pesquisas. Elas são a lente e o arco-íris”, falou a EXAME.com Melissa Amorim, chefe de comunicação do Instagram para a América Latina.

Se as lentes estão fáceis de encontrar no novo ícone, o arco-íris é mais conceitual. Ele é representado pelo dégradé de cores que serve como fundo.

Aliás, o Instagram não é o único a ganhar um novo ícone. Os apps da família também estão redesenhados, todos seguindo o novo padrão visual. Eles são Layout, Boomerang e Hyperlapse. A mudança mais representativa é do Boomerang, que passa a exibir um símbolo de infinito—refletindo que você pode passar a eternidade olhando para um Boomerang, por mais que isso não seja aconselhável.

“Ao longo dos cinco anos de existência, o Instagram mudou muito. A nova linguagem visual vem para refletir uma nova fase”, explica Melissa.

Este é o terceiro logo adotado pelo Instagram. O primeiro, foi usado por pouco tempo (veja a imagem aqui). “O ícone original era um desenho sobre uma câmera de verdade e não tinha nada a ver com o Instagram”, explicou Kevin Systrom em 2011.

Veja abaixo os novos ícones dos apps da família Instagram.

(Divulgação/Instagram)

Mudanças no interior

Se no ícone estão muitas cores e um visual que chama bastante atenção, a mudança interna deixa o app mais discreto. Talvez você tenha visto o novo visual em algumas imagens pela internet.

Essencialmente, ele fica em preto e branco. Apenas alguns detalhes são coloridos. De maneira geral, ele fica extremamente mais limpo e a atenção do usuário vai para onde importa. “O foco fica completamente no conteúdo”, disse Amorim.

De fato, na demonstração que vi, as imagens coloridas ficam muito mais ressaltadas entre os detalhes em preto e branco do visual novo do aplicativo.

Para ter o novo visual, tenha a versão mais recente do Instagram instalada em seu smartphone.

A empresa divugou também um vídeo que marca a sua mudança visual desta semana. Confira a seguir.