Instagram bloqueia Mobli e acirra disputa de aplicativos de fotos

Antes, era possível importar as suas fotos do Instagram com apenas um clique

O Instagram bloqueou nesta semana o acesso do concorrente Mobli à sua API, forçando os usuários a escolher entre um aplicativo ou outro. Pelos últimos 18 meses, era possível importar as suas fotos do Instagram com apenas um clique, da mesma forma que era possível levar os álbuns do Orkut para o Facebook com o Migrakut até meados de 2010.

Sobre o caso, o Instagram infomou que “as regras da API do Instagram deixam claro que um aplicativo que replica ou tenta substituir a experiência de usuário essencial viola os termos de serviço da empresa. Temos uma equipe dedicada a revisar aplicativos e fiscalizar nossas políticas”.

O Mobli disse apenas que respeita a decisão do Instagram e que está trabalhando para oferecer uma experiência de uso que trará pessoas para o aplicativo por vontade própria.

A relação entre as duas companhias, apesar da integração de seus apps, não era das melhores desde março deste ano, quando o Mobli iniciou uma campanha anti-Instagram, com um sorteio de 100 mil dólares para uma das pessoas que migrassem para o seu aplicativo.

O Mobli, apesar de ter uma interface semelhante à do concorrente, foi criado com foco em vídeos, e portanto, oferece a publicação de filmagens sem limite de tempo, como acontece no Instagram.

No mundo, o Mobli tem 12 milhões de usuários, sendo que 2 milhões são apenas no Brasil. A empresa conta com o apoio e investimento de celebridades, como o ator Leonardo DiCpario, Sabrina Sato e até mesmo Eike Batista. No mês passado, o bilionário Carlos Slim, presidente da América Móvil (detentora da Claro, NET e Embratel) investiu 60 milhões de dólares no aplicativo, que deverá ser embarcado por padrão em alguns smartphones da operadora Claro a partir de 2014. 

Quanto ao valor de mercado, o Mobli está avaliado em 1 bilhão de dólares, segundo o TechCrunch, o mesmo valor pelo qual o Facebook comprou o Instagram em abril de 2012. O aplicativo móvel tem 150 milhões de usuários ativos mensalmente.