Guerra mundial de lojas de apps tem Apple na frente

Temporada de final de ano foi especialmente boa para companhia de Cupertino porque um dos presentes mais desejados em vários países são justamente um novo iPhone ou iPad

São Paulo – Em mais um capítulo da guerra entre Android e iOS, a Google Play continua perdendo, mas vem mostrando resultados melhores com um bom crescimento em receita no segundo semestre de 2012 no mundo.

De acordo com o balanço do App Annie Index divulgado nesta quarta-feira, 30, a loja de aplicativos do Google cresceu graças ao bom desempenho em mercados maduros como o Japão, Coreia do Sul e Estados Unidos. Somente no terceiro trimestre, as receitas dobraram, enquanto a App Store da Apple cresceu por volta de um quinto.

O crescimento da loja de apps do Google nos países asiáticos, na visão da empresa de pesquisa, foi por conta da popularidade da categoria de jogos.

Em dezembro, 95% das receitas de aplicativos do Google Play vieram de games para usuários sul-coreanos, 88% para japoneses e 76% para norte-americanos. Na ordem, Japão, Estados Unidos e Coreia do Sul também são os países que mais gastam com microcompras dentro dos games.

Em dados referentes a dezembro, o desenvolvedor para Android mais popular em quantidade de downloads foi o Facebook, com NHN, Rovio, Google e GO Launcher nas posições seguintes.


Em termos de receita, a sul-coreana NHN foi a mais rentável, seguida por DeNA, GungHo ONline, GREE e COLOPL. O jogo mais baixado foi Puzzle & Dragons, da japonesa GungHo Online. O aplicativo mais procurado na Google Play foi o de redes sociais LINE, da sul-coreana NHN.

Apple

O crescimento da Google Play é maior do que o da App Store, mas a grande diferença é que a loja da Apple obteve três vezes e meia a receita em relação ao serviço da concorrente em dezembro de 2012. A temporada de final de ano foi especialmente boa para a companhia de Cupertino porque um dos presentes mais desejados em vários países são justamente um novo iPhone ou iPad, segundo a App Annie.

Para o iOS, os países que mais deram receita (60% do total) para a Apple foram Estados Unidos, Japão, Reino Unido, Austrália e Canadá, nesta ordem, com a China crescendo rápido e chegando à sétima posição.

Em dezembro, a principal desenvolvedora de aplicativos em número de downloads para iPhone e iPad foi a própria Apple, seguida pela rival Google e outros players como Electronic Arts, Rovio e Disney. Em termos de receita, a principal foi a Electronic Arts, seguida por Supercell, Gameloft, GREE e GungHo Online.

O jogo mais baixado em dezembro foi o Clash of Clans, da finlandesa Supercell. Assim como no caso da Google Play, o aplicativo mais baixado foi o de rede social LINE, da sul-coreana NHN.