Grupo define especificações para próxima geração do USB

O novo padrão, chamado de Type-C, é uma ampliação das especificações do USB 3.1 e a expectativa é que seja finalizado até metade de 2014

A próxima geração da tecnologia USB pretende encerrar problemas de compatibilidade com conectores existentes, facilitando seu uso e permitindo a criação de dispositivos mais finos. 

O novo padrão, chamado de Type-C, é uma ampliação das especificações do USB 3.1 e a expectativa é que seja finalizado até metade de 2014. 

Segundo o grupo USB 3.0 Promoter Group, responsável pela padronização da tecnologia, o Type-C terá o tamanho de um plug Micro USB e será reversível – ou seja, sem aquele problema de inserir o cabo na posição errada. 

“O Type-C permitirá a criação de uma nova classe de dispositivos superfinos desde celulares a tablets, tudo-em-um, notebooks e desktops. Este novo padrão para entrega de dados, energia e vídeos será o único conector necessário para uso entre todos esses dispositivos”, disse o grupo em comunicado

Como o Type-C será um conector totalmente remodelado, o grupo também precisará incluir uma especificação de padronização para adaptadores e cabos para que os carregadores USB atuais não se tornem obsoletos.