Google anuncia Tango, smartphone com sensor 3D

A empresa revelou que fará uma exibição dos primeiros protótipos deste dispositivo no dia 14 de março

O Google anunciou nesta quinta-feira que está trabalhando na criação de um smartphone chamado “Tango”, equipado com sensores 3-D que lhe permitem criar um modelo tridimensional do espaço que o rodeia.

A empresa revelou que fará uma exibição dos primeiros protótipos deste dispositivo no dia 14 de março, e que está buscando sócios e mentes criativas para explorar a capacidade desta invenção, que está “nos primeiros dias” de sua transição dos laboratórios de pesquisa às mãos dos usuários.

[Para entender: projeto Tango leva Kinect ao smartphone]

“Estamos buscando criadores profissionais que sonhem em criar mais que um aplicativo de tela”, afirmou o Google no site do Projeto Tango.

Este dispositivo é fruto do trabalho do Grupo de Projetos e Tecnologias Avançados (ATAP, na sigla em inglês), uma das divisões da Motorola que o Google decidiu manter quando vendeu a antiga fabricante de telefones à empresa chinesa Lenovo no fim de janeiro.

O objetivo do Google é desenhar mapas tridimensionais capazes de situar o ponto exato de qualquer objeto ou aplicativos de realidade aumentada, com possíveis usos para videogames ou publicidade.

“Embora acreditemos que sabemos onde vai nos levar essa tecnologia, a história nos sugere que sejamos humildes em nossos prognósticos”, destacou a empresa californiana.

O protótipo que existe até agora é um telefone de 12,7 centímetros que contém hardware e software personalizados para captar o movimento tridimensional do dispositivo – seus sensores são capazes de realizar 250 mil medições por segundo – e, ao mesmo tempo, criar um mapa de seu entorno. 

//www.youtube.com/embed/Qe10ExwzCqk?rel=0