Google revela rótulos inteligentes no Gmail

O Google acrescentou um novo recurso ao seu serviço de webmail. O Gmail, agora, conta com classificação automática de mensagens por meio de rótulos inteligentes

São Paulo — O Google chama o novo recurso de Smart Labels (rótulos inteligentes). Ele permite que as mensagens sejam classificadas automaticamente em três categorias: Fóruns, Massa e Notificações.

A ferramenta faz parte do conjunto de recursos experimentais do site, o GMail Labs, que inclui uma série de para o webmail. Quando ativado, o recurso Smart Labels cria, automaticamente, três filtros, classificando as mensagens já existentes e as futuras. Os filtros criados pelo Smart Labels podem ser editados, assim como qualquer outro.

Ao usar o novo recurso, convém ter cuidado com a tag Massa, que reúne qualquer e-mail não classificado nas outras categorias. Depois de rotuladas, as mensagens deixam de ser exibidas na caixa de entrada. Aqui, os falsos positivos podem ser petulantes e perdurar enquanto o usuário não se habituar ao funcionamento da ferramenta.

Para quem já possui seu próprio sistema de organização e filtros, a ferramenta pode ser um bom complemento. Ela não elimina nenhuma configuração e funciona bem com os critérios de classificação definidos pelo próprio usuário.

O Labs oferece diversos complementos interessantes que podem facilitar o gerenciamento dasmensagens. Um deles é a caixa prioritária, que organiza automaticamente os e-mails mais importantes. Há, também, complementos menos funcionais, mas não menos interessantes, como o Snakey antigo, que é uma versão do famoso jogo da cobra que vai comendo quadradinhos na tela.