Google promete menos publicidade no Gmail

O Google diz que os anúncios exibidos aos usuários do serviço de e-mail Gmail serão filtrados e que vão aparecer em menor quantidade

São Paulo — O Google anunciou que vai mudar a forma como são exibidos os anúncios publicitários no Gmail. A empresa prometeu melhorar seus formatos e diminuir a quantidade de propaganda exposta na caixa de mensagens.

Embora não tenha divulgado detalhes da operação, a empresa antecipou que usará a tecnologia do recurso “Caixa prioritária” para descobrir quais anúncios são de interesse de cada usuário. “Se você recentemente recebeu muitas mensagens sobre câmeras e fotografias, por exemplo, um anúncio sobre loja de equipamentos fotográficos pode interessar. No entanto, se você tem reportado essas mensagens como spam, provavelmente não está interessado em publicidade do gênero”, diz o comunicado do Google.

As mudanças estarão disponíveis, num primeiro momento, apenas para um pequeno número de usuários. Depois de testadas, serão estendidas aos demais internautas. O Google aproveitou o anúncio para reforçar que a publicidade do Gmail é automática, que não viola as mensagens dos usuários e que não repassa dados de seus clientes aos anunciantes.