Google mostra as mudanças do planeta nos últimos 25 anos

Imagens capturadas por satélites há décadas foram organizadas em animação que mostra transformações em diferentes regiões do planeta. Do Brasil a Dubai

São Paulo – Uma compilação interativa de imagens da Terraque exibem com clareza as transformações do planeta nas últimas décadas, foi disponibilizada na manhã desta quinta-feira pelo Google. Em uma página especial, a empresa apresenta um projeto chamado Timelapse, fruto de uma parceria com a NASA, o centro de pesquisas geológicas do governo americano (USGS) e a revista Time.

No site do projeto é possível observar animações produzidas em HTML 5 e que mostram, por exemplo, o degelo da geleira Columbia, no Alasca, o desflorestamento da Amazônia, o curioso surgimento das ilhas artificiais na costa de Dubai e a dramática redução do Mar de Aral, entre o Cazaquistão e Uzbequistão.

O usuário pode ainda navegar pelas imagens para ver, em detalhes, as mudanças em cada uma das regiões. “Acreditamos que este é o retrato mais compreensivo já disponibilizado sobre as transformações do nosso planeta”, disse Rebecca Moore, engenheira do Google Earth.

Segundo ela, o projeto foi construído a partir de milhões de imagens e trilhões de pixels coletados nos últimos 25 anos. O projeto está em desenvolvimento desde 2009 e, para que fosse concebido, foi necessário que a equipe vasculhasse mais de 2 milhões de fotos de cada canto da Terra capturadas desde 1984, o equivalente a 909 terabytes de dados.


As imagens são produto do trabalho da missão Landsat, da NASA e USGS, em atividade no espaço desde a década de 70. Todo o material registrado é enviado de volta a Terra e armazenado em centenas de fitas nos escritórios do centro de pesquisa. 

Veja abaixo a animação que mostra o desflorestamento na Amazônia de 1984 até 2012:

Agora veja as transformações na costa de Dubai:

A animação abaixo mostra o degelo no Alasca:

Esta última mostra a expansão da cidade de Las Vegas, nos Estados Unidos: