Google fará streaming de aplicativos em smartphones

Apps poderão ser usados sem precisar de instalação

São Paulo – O Google anunciou hoje o início dos testes de um programa que transmite aplicativos para smartphones, permitindo que seja possível usá-los sem precisar de nenhuma instalação.

Essa iniciativa vai funcionar da seguinte forma: quando você pesquisa algo na internet, como um hotel no site HotelTonight, e a empresa em questão tem um site mobile no qual não é possível completar a ação desejada – no caso, reservar um quarto –, o Google faz o streaming do aplicativo para que você possa realizar o que deseja sem precisar instalar um aplicativo a mais no seu celular Android.

De acordo com o TechCrunch, somente nove apps funcionam dessa maneira no momento (e só nos Estados Unidos): Hotel Tonight, Weather, Chimani, Gormey, My Horoscope, Visual Anatomy Free, Useful Knots, Daily Horoscope, e New York Subway. No total, o Google tem 100 bilhões de links de aplicativos que constam em seus resultados de buscas.

Para conseguir fazer o streaming, é preciso ter um smartphone com sistema Android Lollipop ou alguma edição mais recente e estar conectado a uma rede Wi-Fi. 

Segundo testes do The Verge, a velocidade de abertura de apps foi um pouco inferior à de um aplicativo realmente instalado no aparelho.

O Google pretende expandir essa iniciativa, mas não informou quando irá levá-la a outros países.