Globo e emissora japonesa transmitem jogo da Copa em 8K

Em teste realizado no Rio de Janeiro, a Rede Globo e a emissora japonesa NHK fizeram a transmissão do jogo entre Brasil e Camarões usando tenologia 8K

São Paulo – O jogo entre Brasil e Camarões na Copa do Mundo serviu como espaço para testes de transmissão de conteúdo ao vivo usando tecnologia 8K. Os testes foram realizados com uma parceria entre a Rede Globo e a NHK, uma das principais emissoras do Japão.

A tecnologia 8K traz uma quantidade de pixels 16 vezes maior do que o Full HD. Os testes foram realizados no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, onde a transmissão foi exibida para pessoas selecionadas pelas emissoras.

A captação foi realizada pela NHK. Eles usaram oito câmeras capazes de filmar em 8K, além de outras duas 4K. Um dos grandes problemas das novas tecnologias (4K e 8K) é a transmissão de sinal, que é muito pesado devido à resolução dos vídeos.

O trabalho de transmissão ficou a cargo de uma empresa de telecomunicações japonesa, a Nippon Telegraph and Telephone Corporation (NTT). Para o transporte do sinal, ela usou a rede de fibra ótica da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa.

Um comunicado à imprensa afirma que a NHK pretende realizar testes com o 8K para consumidores a partir de 2016. A ideia é que a tecnologia esteja amplamente disponível no mercado japonês em 2020.

Um dos entraves para que as tecnologias de ultra HD se disseminem é a dificuldade de transmissão do sinal. Mesmo com televisões 4K à venda (e protótipos de 8K), o conteúdo disponível ainda é pouco e isso não deve mudar em um futuro próximo—pelo menos em território nacional.