Gadgets Comtac para Android

>Bons acessórios de baixo preço, úteis para qualquer usuário de Android

logo-infolab

O Android tem vocação para plataforma de comunicação e consumo de mídia, mas qualquer tablet, por mais potente que seja, sofre com a falta de portas e de interfaces de comando físicas, o que o torna limitado em termos de produtividade e games. A Comtac é uma empresa brasileira que remedia vários desses problemas por meio de pequenos adaptadores e extensores. Isso permite que um smartphone ou tablet Android possa quebrar um galho no gerenciamento de arquivos e na hora de escrever textos longos.

O primeiro e mais simples deles é um cabo para carregamento com leitor de cartões SD. Útil para quem tem um smartphone sem slot, como o Samsung Galaxy S6, por exemplo. É um interessante acessório, com cabo flat e uma pequena chave que alterna entre o modo de carregamento e o de leitura de cartões. O design é bastante simpático e, sem a tampa protetora, a conexão USB lembra um topete loiro do cabo com uma carinha sorridente. No entanto, o comprimento do cabo é excessivamente curto, fazendo com que seja inútil em várias situações, por deixar o smartphone pendurado, forçando muito sua porta microUSB.

Logo depois, vem um adaptador microUSB – USB, com o tamanho de um pendrive pequeno. É possível, por meio do adaptador, ligar ao smartphone qualquer pendrive, mouse ou teclado USB. Controles de games também funcionam, desde que se faça a configuração adequada. Não tivemos problemas em copiar arquivos de um pen-drive e, embora o design do adaptador seja básico, serve muito bem para o que foi desenvolvido.

Uma versão maior do adaptador microUSB – USB possui um pequeno cabo e quatro portas USB 2.0. Com esse acessório, foi possível jogar games de um pen-drive USB utilizando o mouse e o teclado, tanto para jogar quanto para controlar o sistema. A experiência não é a mesma de um PC, mas é possível navegar na internet e escrever textos mais longos sem muitos problemas. Tanto esse acessório quanto o anterior, com uma porta só, conseguem fornecer uma corrente máxima de 100 miliamperes, o suficiente para mouse, teclado e armazenamento flash, mas insuficiente para a função de vibração de um controle ou para alimentar um HD externo (que tipicamente precisa de mais de 400 miliamperes de corrente).

Por último, a marca possui um multi-leitor de cartões, que funciona com SD, microSD, Memory Stick, além de possuir uma porta microUSB e outra USB 2.0. Não conseguimos utilizar a porta MicroUSB para carregar o smartphone e nem para ligar um segundo adaptador. Não testamos um pendrive microUSB por não possuirmos nenhum a mão, mas suspeitamos que seja essa a sua função. Tanto a porta USB como a microSD e SD funcionaram normalmente. O aparelho diz suportar apenas o sistema de arquivos FAT32, mas quando formatamos um cartão SD para EXFAT, o sistema pode ser lido sem problemas. Ainda assim, não conseguimos abrir arquivos maiores do que 4 GB, uma limitação do sistema FAT32. De qualquer forma, isso é uma funcionalidade excepcional para qualquer fotógrafo que precisa se livrar das fotos de seu cartão SD para liberar espaço.

Exceto pelo cabo leitor de microSD, o INFOlab recomenda todos os produtos testados. Os preços vão de 10 reais (pelo leitor de USB simples) a 33 reais (pela versão com quatro portas) USB. É um investimento muito pequeno para um ganho alto de funcionalidade. Os adaptadores parecem ser duráveis, apesar do design bastante simples e são itens importantes de carregar em uma mochila, para aquelas horas em que não há um computador por perto.

 

Ficha técnica

Avaliação técnica

Prós Preços baixos, funcionalidade interessante, variedade de modelos
Contras Cabo leitor de cartões foi mal pensado pela curta extensão
Conclusão Bons acessórios de baixo preço, úteis para qualquer usuário de Android
Média 8.5
Preço R$ 10 – R$ 33