Ficou mais fácil deixar de receber correntes no Gmail

Novo recurso incorporado ao Gmail permite ao usuário cancelar a assinatura de correntes e newsletter indesejadas com apenas um clique

São Paulo – O Gmail ganhou um novo recurso que vai facilitar a vida de quem é alvo de correntes e newsletters indesejadas. Trata-se de um link que torna mais fácil cancelar a assinatura desse tipo de conteúdo.

A novidade fica localizada ao lado do endereço do remetente do e-mail. Ao clicar no link “Cancelar Inscrição” (ou “Unsubscribe”, em inglês), o usuário automaticamente vai deixar de receber mensagens enviadas por aquele endereço.

Em mensagem publicada no Google+, o Gmail afirma que o local escolhido para a opção é bom por ser visível e não atrapalhar a leitura. Porém, o cancelamento de assinatura só estará disponível para e-mails nos quais o remetente incluir link com essa finalidade.

Na prática, notamos que a opção de cancelar inscrição aparece para alguns usuários, mas não para outros. É possível que o recurso esteja sendo liberado gradualmente pelo Google.

No texto no Google+, o Gmail afirma que o novo recurso é uma vitória para todos. “Para quem envia o e-mail, a mensagem fica menos sujeita a ser marcada como spam e você pode dizer adeus à caça ao link para cancelar a assinatura”, diz a mensagem dos responsáveis pelo serviço.