Facebook vai favorecer publicações no feed de notícias com base no tempo de leitura dos usuários

O novo algoritmo organiza o feed de notícias pelo tempo que as pessoas gastam olhando para as publicações

O Facebook anunciou que um novo algoritmo vai favorecer as publicações do feed de notícias com base no tempo relativo gasto pelos usuários olhando para cada post. Assim, as histórias não serão promovidas apenas pela alta quantidade de curtidas, comentários e compartilhamentos, mas também pelos conteúdos que os usuários possam considerar mais interessantes.

Em uma nota assinada pelos engenheiros de software Ansha Yu e Sami Tas, a companhia revela que recentemente fez uma pesquisa com os usuários para aprimorar o sistema de seleção de postagens e “aprendeu” que, em muitos casos, o fato de alguém não curtir, comentar ou compartilhar a história não significa que ela não considere o assunto importante. “Há momentos em que, por exemplo, as pessoas querem ver informações sobre um evento atual grave, mas não necessariamente querem curtir ou comentar sobre ele”, escrevem.

Eles também afirmam que não é tão simples quanto analisar os segundos em cada post isoladamente, já que algumas pessoas podem passar mais tempo olhando para uma publicação porque sua internet está lenta. “Nós descobrimos que se as pessoas gastam significativamente mais tempo em uma história em particular do que a maioria das outras histórias que ela olha, então este é um bom sinal de que o conteúdo é relevante para elas”.  

O sistema deve entrar em operação nas próximas semanas. O Facebook não espera que a novidade provoque uma mudança significativa na seleção atual do feed.

Fonte: Facebook