Facebook bloqueia exportação de contatos para o Google+

Depois de se tornar o usuário mais popular do Google+, Mark Zuckerberg mostra os dentes e bloqueia a exportação de contatos para a rede social rival

São Paulo — Em mais um lance na disputa entre o Facebook e o Google, a rede social de Mark Zuckerberg bloqueou a integração entre o site e o plugin Friend Exporter, que permitia exportar informações de contatos registradas nela. O objetivo é evitar que os usuários exportem seus contatos a fim de recriar sua rede na Google+, a nova rede social do rival.

O Friend Exporter é um plugin desenvolvido para o navegador Google Chrome. Segundo o autor, Mohamed Mansour, ele só funcionava com o Facebook em inglês. Na página dedicada a essa extensão na Chrome Web StoreMansour diz que o Facebook ocultou os endereços de e-mail dos usuários“O Facebook está tentando arduamente impedir que você exporte sua lista de contatos. O processo não vai funcionar mais para muitas pessoas”, lamenta ele.

Mansour diz que está trabalhando numa nova versão que vai operar de maneira diferente e, espera ele, furar o bloqueio do Facebook. O Friend Exporter, porém, parece estar em desacordo com os termos de serviço do Facebook, que são bastante restritivos nesse aspecto. Um dos itens diz: “Você não coletará conteúdo ou informações de usuários, ou acessará o Facebook de outra forma, usando meios automáticos (como bots de coleta, robôs, spiders ou scrapers) sem nossa permissão.”

A importação de contatos para expandir a rede de conexões do usuário é um recurso comum na guerra entre Facebook e Google. Anteriormente, o Facebook permitia que seus clientes enviassem convites para seus contatos no Gmail. O recurso foi barrado pelo Google. O Google+ continua tendo ferramentas para importar contatos do Hotmail e do Yahoo!.