Facebook avisará usuário sobre hackers apoiados por governos

A notificação mostrará a frase: "acreditamos que sua conta do Facebook e outras na internet podem ser alvo de um ciberataque de atores apoiados por governos"

Washington – O Facebook notificará seus usuários caso tenha “fortes suspeitas” de que suas contas possam ter tido alguma interferência de “atores apoiados por governos”, informou Alex Stamos, chefe de segurança da empresa, nesta segunda-feira.

A notificação, que aparecerá quando o usuário tentar entrar na rede social, mostrará a seguinte frase: “acreditamos que sua conta do Facebook e outras na internet podem ser alvo de um ciberataque de atores apoiados por governos”.

Stamos explicou em um blog do Facebook Security que aconselha a quem receber a mensagem a iniciar a opção “Aprovação de acesso”, que envia um novo código de segurança que deve ser introduzido a cada acesso de um novo aparelho ou navegador.

“Decidimos mostrar este aviso adicional se tivermos a forte suspeita de que um ataque pode ter sido iniciado por um governo. Fizemos isto porque acreditamos que este tipo de ataque tende a ser mais avançado e perigoso do que outros”, acrescentou o chefe de segurança do Facebook.

A rede social, que tem mais de um bilhão de usuários ativos no mundo todo, não deu mais detalhes sobre este tipo de ataque nem se especificaria concretamente qual governo estaria por trás deles.