Facebook atinge 25 milhões de usuários no Brasil

Orkut ainda está na frente do site de Mark Zuckerberg, mas o mercado brasileiro começa a ficar relevante para a maior rede social

São Paulo – O Facebook, rede social criada por Mark Zuckerberg, atingiu a marca de 25 milhões de usuários no País. Apesar da penetração relativamente baixa em razão da concorrência do Orkut – que ainda é o líder nacional -, o Brasil já é um mercado “Top 5” em termos absolutos para o site, afirmou ontem o vice-presidente da empresa para a América Latina, Alexandre Hohagen.

O executivo, vindo do Google, se debruça agora sobre a tarefa de montar a estrutura comercial e de marketing da rede social no País (até fevereiro, a venda de publicidade era terceirizada com a Fox Networks). À medida que o negócio ganha popularidade – em pouco mais de um ano, o número de usuários mais do que quadruplicou -, a ordem agora é fazer a operação dar dinheiro.

Hohagen não deu detalhes sobre como será a estrutura final da operação brasileira, mas disse que será enxuta: “O Facebook, no mundo inteiro, tem cerca de 2 mil funcionários”. Até agora, ele contratou 16 profissionais para a operação local. O executivo espera estar com o time completo até o fim do ano.

Para vender o Facebook, Hohagen tem gasto a sola do sapato em visitas a agências de publicidade. Na semana passada, toda a equipe da F/Nazca Saatchi & Saatchi parou para ouvir o executivo explicar as possibilidade de uso da mídia social em campanhas publicitárias – a principal fonte de receitas da empresa.

Entre as marcas mais adiantadas no uso do Facebook no País, disse o executivo, estão Guaraná Antarctica, Oral B e Gol. Embora as empresas possam montar sua página no Facebook gratuitamente, a rede social oferece ferramentas para deixar as ações de marketing online mais visíveis. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.