E-reader Positivo Alfa começa a ser vendido no dia 10

Produto será comercializado até o dia 17 com exclusividade pela Livraria Cultura

São Paulo – O e-reader nacional Alfa, da Positivo Informática, começa a ser vendido a partir da próxima terça-feira (10) por R$ 699. O produto, que competirá com leitores de livros eletrônicos como o Kindle, da Amazon, e o Nook, da Barnes&Noble, será lançado inicialmente na Livraria Cultura, que o venderá com exclusividade até o dia 17.

O Alfa tem tela touchscreen de 6 polegadas e capacidade de armazenamento interna de 2GB, suficiente para armazenar até 1,5 mil livros, além de slot para cartão de memória microSD. Com 8,9 mm de espessura, 170 mm de altura e 124 mm de largura, o aparelho pesa 240 gramas, um pouco menos que o Kindle. De fábrica, ele traz instalado o Dicionário Aurélio, que pode ser consultado simultaneamente à leitura de um ebook.

Para incentivar a compra do e-reader, a Livraria Cultura oferecerá gratuitamente aos primeiros clientes o download do livro O Príncipe, de Maquiavel, da Penguin Books/Companhia de Letras. Entre os dias 10 e 17 de agosto, enquanto o Alfa não chega a outras lojas, ele poderá ser comprado nas 11 unidades da Cultura em todo o Brasil e também pela internet, no site www.livrariacultura.com.br.

Além da Cultura, a Saraiva é outra grande rede que já comercializa livros eletrônicos. O movimento do varejo ocorre ao mesmo tempo em que um grupo de editoras brasileiras se organiza para facilitar a produção e a distribuição de ebooks. A expectativa do mercado é de que a partir de 2011 o consumo de livros digitais comece, na prática, a se consolidar no Brasil.

Leia outras notícias sobre ebooks

Siga as notícias de Tecnologia no Twitter