Criminosos roubam dados de 10 milhões de cartões Visa e Mastercard

A Visa e a Mastercard estão alertando bancos nos Estados Unidos de que criminosos podem ter roubado dados de 10 milhões de cartões de crédito, diz especialista

São Paulo — A Visa e a Mastercard estão alertando bancos nos Estados Unidos de que criminosos roubaram dados de crédito e podem utilizá-los para fraudes. A informação é de Brian Krebs, especialista em segurança digital que mantém o blog Krebs on Security. Ele diz que dados de 10 milhões de cartões podem estar nas mãos dos criminosos.

Segundo Krebs, hackers invadiram os computadores de uma empresa que processa pagamentos nos Estados Unidos. A invasão aconteceu entre 21 de janeiro e 25 de fevereiro. A informação obtida por eles pode ser usada, por exemplo, para a fabricação de cartões de crédito falsos.

A Visa e a Mastercard teriam alertado os bancos discretamente na semana passada. Agora, esses bancos estão analisando as transações realizadas com os cartões em busca de indícios de fraudes.

Krebs diz que operações suspeitas foram identificadas pela PSCU – empresa que presta serviços financeiros a cooperativas de crédito – em quase 900 contas de usuários. A empresa teria dito que 56 mil cartões Visa e Master Card podem ter sido comprometidos pela invasão.