Coreia do Sul cria rede mil vezes mais veloz que a 4G

Pela nova rede será possível, por exemplo, baixar um arquivo de 800MB em apenas um segundo. Serviço de testes 5G deve começar em 2017

O ministério da educação, ciência e tecnologia (MEST) da Coreia do Sul anunciou que irá investir US$ 1,5 bilhão para desenvolver uma nova tecnologia para redes móveis 5G.

Segundo o MEST, a tecnologia 5G desenvolvida será mil vezes mais veloz que a atual rede 4G-LTE. Pela nova rede será possível, por exemplo, baixar um arquivo de 800MB em apenas um segundo.

O MEST planeja lançar um serviço de testes 5G em 2017 e disponibilizar a rede comercialmente até 2020.

Além do desenvolvimento da rede 5G, o MEST também irá priorizar a criação de novas funcionalidades para a tecnologia como streaming de conteúdos ultra HD, transmissão de hologramas e serviços avançados para redes sociais.

O governo da Coreia do Sul estima que as vendas projetadas para indústrias relacionadas que poderão utilizar a infraestrutura 5G pode chegar a US$ 310 bilhões entre 2020 e 2026.

O MEST espera implementar seu planejamento em conjunto com operadores de telecomunicações como a SK Telecom e Korea Telecom, além de fabricantes como Samsung e LG.