Copa já gerou envio de quase 40 milhões de fotos via celular

De acordo com SindiTelebrasil, as partidas com maior fluxo de dados até as oitavas de final foram Brasil e Camarões, Bélgica e Rússia e Argentina e Bósnia

São Paulo – Cerca de 38,5 milhões de fotos já foram compartilhadas durante os jogos da Copa do Mundo 2014. O dado é do SindiTelebrasil (Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel de Celular e Pessoal).

De acordo com a entidade, as partidas com maior fluxo de dados até as oitavas de final foram Brasil e Camarões (1,6 milhão de fotos enviadas), Bélgica e Rússia (1,5 milhão de fotos enviadas) e Argentina e Bósnia (1,4 milhão de fotos enviadas).

O primeiro jogo aconteceu no estádio Mané Garrincha, em Brasília, e outros dois foram realizados no Maracanã. “O maior volume de tráfego tem sido observado exatamente nos estádios com maior capacidade de público”, afirmou em nota o SindiTelebrasil.

Método

O levantamento do SindiTelebrasil considerou as 56 partidas realizadas na primeira fase do torneio e oitavas de final. O monitoramento focou no período de maior tráfego, que dura cerca de uma hora e vai do começo do jogo até o intervalo entre o primeiro e o segundo tempo.

Segundo a entidade, o padrão de uso de celular pelos torcedores aponta que as ligações se concentram no momento de chegada ao estádio e o compartilhamento de fotos é mais forte no início da partida.

Além disso, verificou-se um aumento de 33% no número de imagens compartilhadas nos jogos das oitavas em relação aos da primeira fase. 

Ao todo, o SindiTelebrasil contabilizou 3,3 milhões de ligações durante as 56 partidas da Copa analisadas. O número deve crescer ainda mais até o fim do torneio, que acontece no próximo domingo.