Cobertura 4G chega ao Monte Everest

São Paulo - Montanhistas agora poderão realizar transmissões ao vivo de escaladas no Monte Everest por meio da tecnologia de rede 4G (LTE).

São Paulo – Montanhistas agora poderão realizar transmissões ao vivo de escaladas no Monte Everest por meio da tecnologia de rede 4G (LTE).

As empresas Huawei e China Mobile anunciaram a instalação da tecnologia 4G em uma estação base a 5.200 metros de altitude, próxima ao cume do Monte Everest que fica a 8.848 metros. 

“Levar o 4G para o Monte Everest é um importante marco para o desenvolvimento da tecnologia LTE TDD. Nós estamos muito animados em tornar isso possível e pretendemos trabalhar com mais operadoras ao redor do mundo para levar a banda larga móvel de alta velocidade para todos os lugares”, disse David Wang, presidente da Huawei Wireless Networks.

A Huawei e a China Mobile já trabalharam na cobertura móvel no Monte Everest quando as duas empresas fizeram parte de um projeto que levou a cobertura GSM à montanha para um evento especial que levaria a tocha olímpica dos Jogos Olímpicos de 2008 ao local. 

As estações GSM no acampamento base do Monte Everest continuam a operar desde este período e com a integração da tecnologia 4G a intenção das empresas é auxiliar na proteção e segurança dos montanhistas.

A Huawei também entregou soluções 4G para outros pontos da região por meio de equipamentos integrados, estações de base, transmissão de microondas e dispositivos 4G. 

Há três anos uma empresa de telecomunicações do Nepal, chamada Ncell, lançou os primeiros serviços 3G no acampamento base do Monte Everest e realizou uma ligação com sucesso a 5.200 metros de altitude.