Cidade ganha LED na rua para alertar “vidrados” em smartphones

Luzes ficam iluminados de vermelho ou de verde, de acordo com a sinalização do semáforo

São Paulo – Os cidadãos de uma pequena cidade na Holanda não precisarão mais escolher entre olhar para o semáforo ou para o smartphone para atravessar a rua com segurança. O município de Bodegraven está testando o uso de dispositivos luminosos no chão de suas calçadas para alertar passageiros distraídos.

A ideia é que as faixas de LED fiquem instaladas na linha de visão das pessoas que estão olhando para seus celulares. Os LEDs trabalham em sincronia com os semáforos e, por isso, ficam iluminados de vermelho ou de verde de acordo com a sinalização. O produto é chamado de +Lichtlijn e foi desenvolvido pela empresa Bodegraven HIG Traffic System.

“Mídias sociais, jogos, WhatsApp e música são grandes distrações no trânsito”, disse o vereador da cidade, Kees Oskam, em entrevista ao site Dutch News. “Podemos não ser capazes de mudar essa tendência, mas podemos antecipar problemas.”

No momento, os dispositivos luminosos estão instalados em uma única intersecção perto de várias escolas. Contudo, Oskam afirma que espera vender o produto para outras autoridades.