Cidade baseada na web pode ser o próximo plano da Alphabet

A Sidewalk Labs foi criada no ano passado com o objetivo de ser um polo para a criação de soluções tecnológicas relacionadas à qualidade de vida no meio urbano

A Sidewalk Labs foi criada no ano passado pela Alphabet, dona do Google, com o objetivo de ser um polo para a criação de soluções tecnológicas relacionadas à qualidade de vida no meio urbano.

Melhor que solucionar problemas das cidades seria a possibilidade de criar um local completamente novo que já viesse com essas questões solucionadas de forma nativa. Parece utópico, mas tudo indica que é exatamente esse o plano do laboratório da gigante.

Durante uma conferência em Nova Iorque, o CEO da Sidewalk Labs, Dan Doctoroff deu a entender que a empresa estaria trabalhando em um projeto para construir uma cidade do zero. Quando questionado diretamente sobre a possibilidade, Doctoroff apenas disse: “Seria uma grande ideia”.

Segundo o The Information, responsável pela organização do evento, a construção desse espaço teria como proposta “repensar o governo, as políticas sociais e o gerenciamento de dados”.

Basicamente, a ideia é construir um ambiente urbano a partir da internet, levando em consideração pontos como privacidade e segurança da informação, além de se apropriar de recursos do digital para antever e evitar problemas do cotidiano.

Dan não deu nenhum detalhe sobre o possível projeto, embora as declarações sobre a ideia tenham dado a entender que a empresa de fato cogita a hipótese.

O que não seria novidade, já que os movimentos da Alphabet, desde que foi criada, demonstram cada vez mais o desejo da companhia em ingressar nos mais variados mercados possíveis, sobretudo aqueles que impactam diretamente a vida “real” das pessoas para além da internet.