Chinês é preso por retweetar um post

Um blogueiro chinês foi preso por ter retweetado um post que desacreditava cinco heróis comunistas do período da invasão japonesa

Xangai – Um blogueiro chinês foi preso por ter retweetado um post no Twitter que desacreditava cinco heróis comunistas do período da invasão japonesa. Zhang Guanghong esteve detido pela polícia por sete dias na cidade de Guangzhou, na província de Guangdong. As informações são do site Radio Free Ásia “Sou um cidadão e tenho direitos e a suspensão deles constitui um abuso de poder”, declarou Zhang.

“Eu nem tinha escrito aquele tweet, eu apenas me limitei a repassa-lo”, desabafa. O blogueiro acredita que sua prisão foi um pretexto para detê-lo por um outro post, em que debatia a morte no cárcere. O tweet incriminatório fala sobre os chamados “cinco heróis da montanha de Langya”, cinco soldados que, segundo a história, defenderam estrategicamente seu território contra a invasão de tropas japonesas, suicidando-se após a última munição ter acabado. No texto, é dito que eles haviam abusado do poder e oprimido a população civil local. O advogado de Zhang, Ge Yongxi, sublinhou que, de acordo com a diretiva de 1º de setembro, somente posts que divulguem conteúdo terrorista devam ser considerados crimes. Para ele, um comentário sobre heróis não se enquadra nessas especificações e certamente não tem o poder de causar desordem social.

O advogado entrou com um pedido para que a punição contra Zhang seja revogada e que ele possa também receber uma indenização por danos causados por sua detenção.