Brasileiros causam sensação com Instagram em tempo real

O site This is Now mostra fotos capturadas pelos usuários do Instagram em tempo real divididas por cidade

São Paulo — Os brasileiros Márcio Puga e Maurício Massaia, junto com o sueco Per Thoresson, criaram uma sensacional coleção de sites que mostram imagens do Instagram em tempo real. As fotos, divididas por cidades, vão sendo atualizadas à medida que são publicadas pelos usuários. O resultado é um retrato vivo e sempre mutante do que acontece em cada cidade.

O invento fez com que Puga, Massaia e Thoresson – que moram em Sydney, na Austrália – fossem citados em diversos noticiários internacionais. Os três são responsáveis pelo projeto This is Now, que já conta com sites dedicados a São Paulo, Nova York,  Londres, Tóquio e Sydney. Em cada uma dessas páginas, as fotos vão sendo agrupadas com base nas informações geográficas registradas pelo Instagram.

O This is Now oferece um interessante ponto de observação da vida em cada cidade. Quando se olha para o site durante o dia, as fotos se sucedem rapidamente nas páginas dedicadas a São Paulo e Nova York. Já os habitantes de Tóquio e Sydney estão dormindo nesse horário, o que faz com que o ritmo de renovação das imagens seja lento nelas. Um relógio no alto da página mostra o horário local.

Clicando numa das fotos, pode-se vê-la ampliada, na própria página do fotógrafo no Instagram. As páginas também fornecem algumas estatísticas de acesso. Nesta manhã, o site dedicado a São Paulo, por exemplo, informava que 77 mil fotos haviam sido vistas e 11 mil tinham sido clicadas. Cada visitante ficava, em média, 3 minutos e 38 segundos observando o desfile das imagens antes de decidir fazer alguma outra coisa.

A julgar pelo visibilidade que a iniciativa vem ganhando, o This is Now deve atrair a atenção de outras empresas. Não será surpresa se o Facebook decidir comprar a ideia – como fez com o próprio Instagram – ou contratar Puga, Massaia e Thoresson para trabalhar na rede social.