Brasil e Europa investirão R$ 23,9 milhões para financiar pesquisas

O acordo entre o país e o bloco europeu foi selado durante o 4º Diálogo Brasil-União Europeia sobre Sociedade da Informação, que terminou nesta terça-feira

Brasília – O Brasil e a Comissão Europeia publicarão um edital para financiar pesquisas nas áreas de tecnologias da informação e telecomunicações com um capital de 10 milhões de euros (R$ 23,9 milhões).

O acordo aconteceu durante o 4º Diálogo Brasil-União Europeia sobre Sociedade da Informação, que terminou nesta terça-feira após dois dias de deliberações em Brasília.

O Ministério das Relações Exteriores destacou que o edital ‘reforça os laços de cooperação para a pesquisa’.

O Brasil e o bloco europeu, acrescentou o comunicado, ‘também se puseram de acordo para trocar experiências e conhecimento sobre políticas e aspectos reguladores com relação a temas como banda larga, governabilidade e segurança da internet, computação na ‘nuvem’ e transmissão digital’.

Nesse mesmo sentido, a Associação Ibero-Americana de Centros de Pesquisa e Empresas de Telecomunicações realizou em São Paulo o 2º Fórum Ibero-Americano para o Desenvolvimento da Banda Larga, com representantes de governos da região, operadoras e empresas privadas do setor.

Sob o tema ‘Rumo a um modelo sustentável de Internet para todos – Situação e Perspectivas 2011 2015/2020’, o evento que terminou hoje ‘facilitou o diálogo público privado sobre o tema’, segundo um comunicado da Telebrasil – Associação Brasileira de Telecomunicações. EFE