BlackBerry lança smartphone sem teclado, o Z10

BlackBerry, como será chamada agora a antiga Research In Motion, lançou nesta quarta-feira a sua aposta de smartphone topo de linha, o BlackBerry Z10

São Paulo – Em uma quarta-feira agitada, e que contou até mesmo com o anúncio de troca de nome, a BlackBerry (que se chamava RIM até a manhã de hoje) lançou uma série de novidades. Entre elas, está sua aposta de smartphone topo de linha e que chegará ao mercado para bater de frente com iPhone 5 e Galaxy S III, o BlackBerry Z10.

“Este é o BlackBerry mais bonito que já lançamos”, disse Thornsten Heins, CEO da empresa, durante evento realizado em Nova York. Com tela sensível ao toque de 4,2 polegadas, o aparelho vem equipado com o novíssimo sistema operacional, também anunciado hoje, o BlackBerry 10 (BB10). Além disso, o aparelho conta com processador de dois núcleos, 2 GB de RAM. O smartphone ainda virá com duas câmeras, uma frontal de 2 MP e uma traseira de 10 MP, capaz de capturar vídeos em alta definição. Dentre outras novidades, o Z10 terá suporte para rede 4G LTE, Wi-Fi, NFC, Bluetooth 4.0. 

De acordo com Heins, o modelo começará a ser vendido no Reino Unido amanhã e deve desembarcar nos Estados Unidos em março, por cerca de 199 dólares (valor do aparelho atrelado a contrato com operadora). O site CNET especula ainda que o preço do Z10 desbloqueado possa ser de até 600 dólares.

Além deste aparelho, porém sem maiores detalhes, a BlackBerry também lançou o smartphone Q10. O dispositivo tem tela de 3,1 polegadas e teclado QWERTY. Este modelo também virá com o sistema BB10.