As 5 principais novidades do iOS 9, lançado pela Apple

Veja quais são as principais novidades que a Apple colocou no seu novo sistema para dispositivos móveis, o iOS 9

São Paulo – A Apple lançou hoje, dia 16 de setembro, o iOS 9 para o público. A nova versão do sistema operacional poderá ser baixada e instalada em diversos dispositivos da empresa como iPhone, iPad e iPod Touch.

Visualmente, o sistema não traz grandes mudanças. As novidades são mais focadas em novos recursos e ferramentas.

Veja a seguir as principais novidades que você poderá encontrar no iOS 9.

Bateria

Para o usuário, uma boa novidade é que a nova versão do iOS deve consumir menos da bateria. Ainda não foram feitas experiências sobre isso. A própria Apple, porém, afirma que com o iOS 9 será possível ter uma hora a mais de bateria por recarga.

O sistema traz também um novo modo de baixo consumo de energia. A empresa afirma que esse recurso pode dar três horas a mais de uso.

(Divulgação/Apple)

Nova tela de busca

Uma nova tela estará disponível à esquerda da inicial. Ela terá diversas informações práticas para o usuário. A página, que é a mesma que oferece a barra de buscas, terá contatos sugeridos, apps mais acessados, entre outras informações.

O mais interessante é que a Apple promete que dará informações contextualizadas nessa página. A partir de uma análise do hábito do usuário, a página poderá mudar ao longo do dia, prevendo as necessidades.

Multitarefa

Esse recurso chegará a poucos usuários do iOS 9, mas é uma das novidades mais interessantes. Com a atualização, usuários do iPad Air poderão usar dois aplicativos ao mesmo tempo na tela do tablet.

Isso deve dar mais flexibilidade de uso e praticidade, principalmente a pessoas que usam o iPad para trabalhar. Outro gadget que terá a função disponível será o iPad Pro, assim que for lançado pela Apple.

(Reprodução/Apple)

Nova tipografia

Essa é a principal mudança visual do iOS 9 – e ela é bem discreta. A Apple está adotando a mesma tipografia que estava presente no Apple Watch, o seu relógio inteligente. Criada pela Apple, a San Francisco tomará o lugar da Helvetica.

A San Francisco será a tipografia oficial da empresa. Ela também chegará, eventualmente, ao Mac OS X El Capitan, quando ele for lançado, ainda neste ano.

Botão voltar

Este é um recurso simples, mas que deve facilitar o uso de diversos apps. Ao utilizar o aplicativo de e-mail e clicar em um link, o conteúdo será aberto no navegador, por exemplo. Nesses momentos, um botão na parte superior esquerda da tela dará a opção de voltar ao app de origem com apenas um toque.

O botão é extremamente discreto e esconde a barra de sinal da rede móvel do iPhone. Isso dá a impressão que a Apple poderia ter trabalhado com mais calma sobre o novo recurso.

(Divulgação/Apple)

Outros

– A banca dá lugar a um novo aplicativo chamado Notícias.

– O Passbook virou Wallet.

– O aplicativo de notas ganhou novo visual, mais moderno.

– Agora é possível deletar os apps pré-instalados da Apple.