Dólar R$ 3,27 -0,54%
Euro R$ 3,65 0,07%
SELIC 11,25% ao ano
Ibovespa 1,36% 64.085 pts
Pontos 64.085
Variação 1,36%
Maior Alta 4,89% RADL3
Maior Baixa -6,09% JBSS3
Última atualização 26/05/2017 - 17:20 FONTE

Apps dão prêmios a quem responde pesquisa no smartphone

Apps de pesquisa como Heap Up e MeSeems dão prêmios, como ingressos para cinema e créditos para celular, a quem responde perguntas

São Paulo – Imagine se você pudesse receber prêmios toda vez que respondesse a uma pesquisa. Pois saiba que isso já é possível por meio de alguns apps, como Heap Up e MeSeems.

O Heap Up, da startup Opinion Box, é um app para iOS recém-lançado. Ele oferece, ao usuário, prêmios que crescem em função do tempo gasto para responder o questionário. É possível se cadastrar na ferramenta com o login do Facebook.

O site da iniciativa existe há cerca de um ano e meio e já apresenta números surpreendentes. Com cerca de 150 pesquisa realizadas, a ferramenta conta com mais de 110 mil pessoas cadastradas.

Até dezembro, a meta é que 30% delas estejam usando o app recém-criado. “Queremos colocar a pesquisa ao alcance de pequenas e médias empresas, acadêmicos e outros setores”, afirmou em entrevista a EXAME.com Felipe Schepers, co-fundador da Opinion Box.

O pagamento de quem solicita a pesquisa financia a iniciativa, que oferece pontos em programas de fidelidade e assinaturas de revistas digitais a quem responde os questionários – entre outros prêmios.

MeSeems

Divulgação

Lucas Melo, da MeSeems: “A gente já consegue hoje mapear quais temas um candidato deve abordar”

Outro exemplo desta tendência é o app MeSeems. Com versões para Android e iOS, o aplicativo foi lançado pelo engenheiro Lucas Melo e outros três amigos no fim de abril. 

Com questionários de até 15 perguntas, ele converte os dados fornecidos pelos usuários em pontos que podem ser trocados por prêmios como ingressos para cinema e créditos para celular.

O MeSeems têm números mais modestos – mas também impressiona. Com um mês de existência, o app já reúne cerca de 10 mil usuários – sendo que 50% deles usam ativamente a ferramenta.

Assim como no Heap Up, são os pagamentos feitos pelos clientes interessados na pesquisa que financiam o MeSeems. “Uma pesquisa com até mil respostas feita em 24 horas pode sair por cerca de 5 mil reais”, afirma Melo.

Eleições

  (Elza Fiúza/ABr)

Tanto Melo quanto Schepers têm planos para o futuro. O criador do MeSeems está atrás de um programador para criar uma versão do app para Windows Phone. Já o fundador do Heap Up afirma que uma versão para Android sai já no próximo mês.

Ambos estão animados para as eleições, que podem representar uma oportunidade de ouro para este setor. 

“A gente já consegue hoje mapear quais temas um candidato deve abordar em cada estado do Brasil”, afirma Melo. Já Schepers acredita que estas eleições serão muito digitais. 

O entusiasmo deles se justifica pelos números. Nos EUA e na Europa, pesquisas online já representam, respectivamente, 80% e 60% do total das pesquisas. No Brasil, elas ainda são só 7% disso. Logo, a tendência é que o setor cresça cada vez mais.