Apps Android trocam seus dados pessoais sem sua permissão

Tomar cuidado ao autorizar o que seus aplicativos podem ou não visualizar pode não adiantar para proteger sua privacidade

São Paulo — Aplicativos para smartphones e tablets Android podem conspirar contra você. Uma análise de mais de 100 mil apps populares na Google Play Store mostrou que eles podem trocar suas informações pessoais sem sua permissão.

Segundo pesquisadores da Universidade Virginia Tech, o Google analisa a segurança dos aplicativos de sua loja de maneira individual. Por isso, não pode notar quando uma brecha de segurança pode permitir o acesso indevido de dados liberados para outros apps.

Os aplicativos que fazem essa troca de informações são os que parecem mais inocentes, como aqueles para mudar o papel de parede do smartphone, liberar novos emojis ou mudar o toque do aparelho. No total, 23.495 pares de apps que colaboram maliciosamente foram encontrados.

“A má notícia é que encontramos apps que podem trocar informações indiscriminadamente. A boa notícia é que essa colaboração conspiratória ainda é muito pequena”, afirmou a pesquisadora Daphne Yao, da Virginia Tech.

Segundo os especialistas ouvidos pelo New Scientist, a descoberta é um passo importante no combate ao malware no Android, que agora é a principal plataforma de acesso à internet no mundo — deixando o Windows para trás.