Apple dará capinhas para iPhone para resolver problema de sinal

Empresa reconheceu que há variação de sinal dependendo da forma como o aparelho é segurado, porém ressaltou que não se trata de um defeito específico do modelo

São Paulo – O presidente-executivo da Apple, Steve Jobs, anunciou nesta sexta-feira (16) que fornecerá capinhas gratuitamente para os usuários do iPhone 4 para resolver o problema do sinal de celular que caía quando o aparelho era segurado pela lateral inferior esquerda. A empresa reconheceu que há variação de sinal, porém ressaltou que não se trata de um defeito específico do modelo – qualquer smartphone apresenta o mesmo comportamento, segundo Jobs. “Não somos perfeitos. Os celulares não são perfeitos”, disse.

Junto com o anúncio do fornecimento do material extra, a Apple apresentou oficialmente o iOS 4.0.1, uma atualização do sistema operacional do iPhone que traz um novo algoritmo para o cálculo das barras indicadoras de sinal. Segundo Jobs, o indicador se comportava de maneira errada e sugeria que a queda de sinal era muito maior do que a real quando a antena entrava em contato com a mão do usuário.

O anúncio foi feito em uma coletiva de imprensa realizada em Cupertino, na Califórnia, e que foi convocada às pressas pela Apple na última quarta-feira (14). Como a companhia de Steve Jobs não deu detalhes sobre o que seria abordado na conferência, surgiram rumores de que a empresa poderia anunciar um recall do aparelho. Hoje, o presidente da empresa disse que a possibilidade chegou a ser cogitada. “Quando você ama seus consumidores como nós fazemos, nada é descartado. Mas nosso trabalho é orientado por dados”, disse.

De acordo com a Apple, usuários que já tenham comprado as capinhas para o iPhone 4 poderão pedir o reembolso até o dia 30 de setembro. Além disso, Jobs lembrou que os clientes insatisfeitos podem devolver o aparelho em até 30 dias após a compra e garantir um reembolso integral.

Desde que foi lançado, o iPhone 4 vem sendo alvo de críticas por conta da qualidade de recepção do sinal de telefonia celular. Vários usuários alegam que a intensidade do sinal cai dependendo da maneira como o aparelho é segurado e atribuem a falha ao design da antena do aparelho. O caso acabou virando alvo de piadas entre concorrentes da Apple e de processo judicial por parte de consumidores.

Para Jobs, o problema é que, diferente do que aconteceu com na ocasião do lançamento do iPhone 3GS, ainda há poucas capinhas para iPhone 4 no mercado, já que o design do aparelho foi totalmente remodelado e não houve divulgação prévia do novo desenho. Ele afirmou que somente 0,55% dos usuários reclamaram de problemas de recepção do aparelho. “Historicamente para nós isso não é um número grande”.

Leia outras notícias sobre o iPhone