Apple comenta sobre seus planos de carros autônomos

Apple finalmente comenta oficialmente suas intenções com projeto que envolve carros que se dirigem sozinhos

São Paulo – Depois de muito segredo, a Apple finalmente falou oficialmente sobre seu projeto envolvendo carros que se dirigem. A fala foi feita pelo CEO Tim Cook em entrevista à Bloomberg.

Na conversa, ele afirmou que a empresa trabalha agora em um sistema de direção autônomo para carros. Ele afirmou que esse projeto é “mãe de todos os projetos de inteligência artificial”.

Nos últimos meses, mais informações sobre o projeto Titan (nome do projeto de carros da Apple) foram surgindo. Uma, bastante importante, é que o foco da Apple mudou de produzir um carro em si para criar um sistema autônomo que pode ser usado em diversos automóveis.

Veja também

Na entrevista, Cook não entra em detalhes sobre a possibilidade da produção de um carro. “Não estamos falando de um ponto de vista de produto sobre o que vamos fazer.”

Cook vê o momento como propício para rupturas no modelo de carros como o conhecemos. “Há uma grande ruptura do que existe ali”, afirmou Cook antes de falar sobre três pilares da mudança: carros autônomos, carros elétricos e serviços de transporte (apps como Uber, Cabify, entre outros). Ele frisa que essas três mudanças estão acontecendo simultaneamente.

Ele elogiou a ideia de carros elétricos. “É uma experiência maravilhosa não ter que parar em um posto de combustível”, afirma.

Sobre os apps de carona, é importante lembrar que a Apple investiu US$ 1 bilhão na Didi Chuxing, empresa que venceu a Uber na China. A 99, aliás, foi foco de grandes investimentos da Didi Chuxing.