Apple anuncia evento para falar sobre iPhone 4

Empresa não dá detalhes sobre o que será abordado na coletiva. Especialistas especulam anúncio de recall do aparelho por problemas com antena

São Paulo – A Apple convidou profissionais de imprensa dos Estados Unidos para uma entrevista coletiva a ser realizada às 10 horas desta sexta-feira (16) (14 horas em Brasília) na qual falará sobre o iPhone 4. A empresa não divulgou mais detalhes sobre o que será abordado no evento, mas especula-se que os problemas de recepção de sinal do novo aparelho devem estar na pauta do encontro. Alguns analistas de mercado e jornalistas especializados em tecnologia sugerem até a possibilidade de um inédito recall de iPhones que poderia ser anunciado pela Apple.

Desde que foi lançado, o iPhone 4 vem sendo alvo de críticas por conta da qualidade de recepção do sinal de telefonia celular. Vários usuários alegam que a intensidade do sinal cai dependendo da maneira como o aparelho é segurado e atribuem a falha ao design da antena do aparelho. O caso acabou virando alvo de piadas entre concorrentes da Apple e de processo judicial por parte de consumidores.

Em uma carta direcionada aos clientes, a empresa de Steve Jobs afirmou que não há problema de hardware no iPhone 4 e que o que acontece é que a barra indicadora de sinal estaria sendo exibida de forma errada. Na mensagem, a companhia disse ainda que ofereceria uma atualização de software que corrigiria o erro – o que também pode ser o motivo da coletiva convocada para a sexta-feira.

Esta semana, a Consumer Reports, organização sem fins lucrativos que defende os interesses dos consumidores, recomendou que os leitores não comprassem o iPhone até que o problema com a antena fosse consertado. A entidade afirmou ter feito testes com o aparelho que teriam confirmado a falha de hardware. Logo após a análise da Consumer Reports, as ações da Apple registraram queda.

O iPhone 4 começou a ser vendido no último dia 24 nos Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha e Japão. Segundo a Apple, em apenas três dias, mais de 1,7 milhão de unidades do aparelho foram vendidas, o que representa o mais bem sucedido lançamento de um produto da história da empresa.

Leia outras notícias sobre o iPhone