App traz dinâmica de pagamentos à la Uber a restaurantes

O Restorando fechou uma parceria com a Visa para que seus clientes possam fazer pagamentos diretamente pelo seu aplicativo

São Paulo – O Restorando, serviço de reserva de mesas, lançou hoje uma solução que vai simplificar o pagamento de contas em restaurantes. Funcionando em parceria com a Visa, o recurso permite que usuários paguem diretamente pelo aplicativo Restorando.

Para usar o recurso, é preciso realizar uma reserva em um restaurante usando um dos apps Restorando (para Android ou iOS) e ter cadastro no Visa Checkout, plataforma de pagamentos online. Outra condição é que o restaurante aceite esse método de pagamento — informação que está sinalizada dentro do app.

Trinta minutos antes do horário da reserva, a solução gera um código de quatro números, que deve ser mostrado para o garçom assim que o cliente chegar ao estabelecimento.

Desse momento em diante, tudo que o usuário consumir aparece em tempo real na tela do smartphone. Antes de pagar, o cliente ainda pode definir o percentual de gorjeta que quer deixar. Depois, basta clicar no ícone do Visa Checkout e o pagamento será feito.

“É como Uber: terminou o serviço, é só levantar e sair”, fala Renato Rocha, vicepresidente de vendas e soluções para comércio da Visa. Como o recurso é novo, Rocha recomenda que o cliente avise ao garçom que pagou a conta antes de sair do estabelecimento.

Descomplicar os pagamentos, assim como acontece com Uber, é algo em alta no mercado. Ontem, a Amazon anunciou um novo mercado sem caixas, o Amazon Go. Nele, consumidores poderão pegar os produtos que desejam e deixar o local imediatamente.

Você pode ver como o serviço funciona no GIF abaixo:

gif-vco-flow-light-blue

A próxima versão do Restorando deve trazer aprimoramentos, como a possibilidade de dividir contas ou de fazer o pagamento digital sem que uma reserva tenha sido feita com antecedência. Outra limitação atual é que são aceitos apenas cartões de crédito com bandeira Visa. Rocha afirma que cartões de débito e pré-pagos (sempre Visa) devem ser abrigados na plataforma em um futuro próximo.

No caso de bandeiras de outros serviços, Otávio Calixto, diretor geral do Restorando Brasil, falou a EXAME.com que a empresa não planeja fechar parcerias com outras companhias no momento. Vale lembrar, contudo, que o Visa Checkout permite que os usuários cadastrem cartões de diferentes bandeiras, incluindo rivais como Mastercard.

A solução da Restorando não é a primeira do tipo no mercado. O aplicativo VocêQpad permite que o usuário faça pagamentos via smartphone antes mesmo de chegar ao restaurante. Os tipos de pagamento aceitos pela plataforma são cartão de crédito, PayPal e Ticket Refeição.

Para o comércio

Para Calixto, a solução trará benefícios aos estabelecimentos. “Os restaurantes devem faturar mais, já que o giro de mesas será maior.” O executivo também ressalta que a tecnologia se baseia em uma infraestrutura que já está no mercado. Os restaurantes não precisariam se preocupar em comprar novos equipamentos ou software.

Para facilitar ainda mais a adesão da solução, a empresa faz treinamentos para que as equipes dos restaurantes aprendam a usar o recurso. “Nós ainda temos um time de suporte para eventuais problemas técnicos”, acrescenta.

Até agora, 15 restaurantes em São Paulo já aceitam o novo método de pagamento. Mais oito devem aceitar o pagamento até o final deste ano.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. ANDERSON ADORNO MATTEDE

    Não. Não é igual o UBER não. Vocês estão enganados.
    No UBER eu não faço nada mesmo!