App quer reduzir o tempo que você perde na fila de restaurantes

O VocêQpad permite que o cliente peça e pague por suas refeições pelo smartphone antes de chegar ao restaurante

São Paulo – Almoçar ou jantar fora de casa no final de semana é, geralmente, sinônimo de filas para quem mora em grandes cidades como São Paulo. O app VocêQpad promete acabar com esse aborrecimento com uma ideia simples. Ele permite que o usuário peça e pague por refeições pelo smartphone antes mesmo de chegar ao restaurante.

Nesse tipo de autoatendimento, o cliente escolhe um dos estabelecimentos parceiros do app. Depois, decide a partir do cardápio digital qual é o prato de sua preferência. Com o pagamento ser feito, o usuário recebe uma senha e deve esperar para poder comer.

Por enquanto, o app não mostra qual é o tempo de espera para que o pedido fique pronto. “O que é possível, no momento, é informar o tempo de preparo de cada prato”, diz Rafael Arb, CEO e fundador do VocêQpad, em entrevista a EXAME.com. Ele explica que a empresa precisar coletar mais dados de restaurantes para que consigam indicar com precisão o tempo de espera.

“Queremos que a alimentação seja um momento de relaxamento para o usuário, não de estresse”, conta Arb. De acordo com uma pesquisa feito pelo Datafolha, 76% dos brasileiros já desistiram de consumir em um restaurante devido a longas filas.

Outro serviço oferecido pelo VocêQpad é o de mesa. Nele, o cliente vai a um restaurante de sua escolha, abre o app e lê o QR Code posicionado na mesa. Desse modo, ele consegue ver o cardápio completo e enviar suas escolhas diretamente para a cozinha. Isso é possível, pois o aplicativo é conectado ao sistema de cada estabelecimento parceiro.

“Devido a essa integração, o usuário pode pedir tanto pelo smartphone quanto pelo garçom sem que haja qualquer problema”, conta o CEO. “A conta irá aparecer atualizada com os dois tipos de atendimento no celular”, complementa.

Falando em conta, ambos os serviços podem ser pagos diretamente pelo smartphone. Os tipos de pagamento aceitos pela plataforma são cartão de crédito, PayPal e Ticket Refeição. “Pretendemos colocar outros tipos de vale refeição. Além disso, queremos acoplar os cartões de débito na plataforma quando esse tipo de transação móvel estiver disponível”, diz Arb.

Bom para o cliente, melhor para o restaurante

O objetivo do aplicativo é trazer agilidade de operação aos restaurantes, mas também melhorar o atendimento ao cliente, segundo Arb. “Os garçons e atendentes têm muito mais tempo para fazer um atendimento diferenciado para os consumidores.”

De acordo com um estudo feito pela empresa, o tempo médio para um cliente conseguir chamar um atendente e pagar a sua conta é de oito a 12 minutos. Com o app, o tempo cai para um minuto.

No caso dos restaurantes, os benefícios são notados no aumento do ticket médio – o valor médio das vendas de um estabelecimento. Segundo o CEO, a plataforma proporciona um ticket médio até 25% maior.

Para se tornarem parceiros, os estabelecimentos precisam pagar uma taxa de 199 reais por mês. No dia da instalação, a equipe operacional e o time de manutenção do cardápio recebem um treinamento para aprender a usar o app.

Além disso, parte da equipe ganha acesso a um site personalizado para o restaurante. “Assim, eles podem programar o próprio cardápio, alterar preços e ordem dos produtos. A ideia é que o estabelecimento seja autônomo, pois sabemos que seu cotidiano é dinâmico”, explica Arb.

Até agora, o VocêQpad é parceiro de 180 estabelecimentos em oito estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Sergipe, Ceará e Rondônia. De acordo com o CEO, a empresa espera atingir 850 restaurantes até o final de 2017.

O aplicativo é gratuito e está disponível para usuários de iPhone e Android.