App de jogos mentais Lumosity aposta suas fichas no Brasil

A empresa atingiu a marca de dois milhões de usuários no Brasil e quer aumentar ainda mais esse número

São Paulo – Parece história de ficção científica, mas dois milhões de brasileiros já treinaram seus cérebros. Para isso, eles tiveram a ajuda de um aplicativo que chegou ao Brasil em 2014 e que agora está investindo as suas fichas no país. 

Chamado Lumosity, o app é um programa de treinamento cerebral com mais de 70 milhões de usuários em mais de 180 países. Ele aposta na gamificação – aplicação de técnicas de jogos de videogame em outras áreas – para atrair usuários. São mais de 25 jogos que desafiam cinco habilidades cognitivas: atenção, flexibilidade, memória, solução de problemas e velocidade.

Todos esses treinos são desenvolvidos por cientistas e designers a partir de tarefas cognitivas ou neuropsicológicas já existentes. “Nossos desenvolvedores adicionam características e temas interessantes aos jogos, para que cada um seja acessível, envolvente e desafiador para pessoas de diversas idades”, disse a EXAME.com Matthew Dickey, diretor de negócios internacionais da Lumosity.

No decorrer do último ano, o Lumosity foi totalmente traduzido para o português. Segundo Dickey, uma das maiores dificuldades na tradução foi que muitas expressões no inglês não são “traduzíveis” para o português. “Por isso, tivemos o cuidado de adaptar os nomes dos jogos e contamos com a ajuda de tradutores brasileiros.”

Antes mesmo do lançamento do app em português, os jogos já eram oferecidos na língua no site do Lumosity. Com a tradução, o serviço cresceu mais de 100% no Brasil em 2015, atingindo dois milhões de usuários – o maior mercado de língua não-inglesa da empresa.

Para o diretor, esse crescimento não é uma grande surpresa. Afinal, “os brasileiros são curiosos e sempre atentos a novos produtos tech”, explicou. Por isso, “estamos sempre buscando novas formas de tornar nosso programa de treinamento cerebral mais acessível e interessante”.

Como é freemium, o Lumosity oferece uma sessão gratuita de treinamento diária com três jogos, porém seus principais treinos são pagos. Até o momento, os brasileiros pagam o app em dólares. Mas, em breve, a empresa pretende proporcionar assinaturas em reais.

Projeto de Cognição Humana

Além do app, o Lumosity também tem uma plataforma online e colaborativa chamada Projeto de Cognição Humana. A partir dela, cientistas de todo o planeta têm acesso às tarefas de treino cognitivo e ferramentas de pesquisa do app. Atualmente, o programa tem parceria com mais de 80 pesquisadores de 59 instituições em 14 países.

O projeto ainda não tem a colaboração de cientistas brasileiros. Contudo, Dickey afirmou que a plataforma está aberta para todos e que espera que pesquisadores do país participem do programa. Os interessados podem registrar suas pesquisas neste link.