Facebook começa a oferecer navegador de internet dentro de aplicativo para Android

No Android, quando um usuário clica em um link, ele é redirecionado a um navegador padrão

Os usuários do Facebook em dispositivos móveis com sistema Android podem ganhar um navegador de internet embutido no aplicativo. De acordo com o Phone Arena, alguns internautas já receberam o recurso na última atualização do app, mas ainda não há previsão para que a novidade seja disponibilizada a todos os usuários.

Atualmente, quando um link é clicado no aplicativo, a página é aberta no navegador padrão do aparelho, ou seja, fora do Facebook. Isso faz com que o tempo de permanência média no app seja reduzido no Android, em comparação com o iOS, que já tem um navegador embutido. A rede social liderou o ranking de aplicativos mais usados dos Estados Unidos em 2013, criado pela consultoria comScore, contando mais 86 milhões de usuários.

Por ora, o uso do recurso é opcional, ou seja, pode ser desativado caso o usuário queira continuar a usar o Google Chrome ou outro navegador mobile. O Facebook vai oferecer em seu novo serviço opções básicas de navegação, como voltar, avançar, copiar link ou então salvar uma página web.

Vale notar que recentemente o Facebook forçou o download de um segundo aplicativo exclusivamente para a troca de mensagens e causou polêmica quanto às permissões de uso. É importante ressaltar, entretanto, que esse navegador de internet não é independente, mas sim uma parte do aplicativo principal da rede social.