Alibaba, HP e Intel querem criar tablet com sistema YunOS

O dispositivo será usado com sistemas na nuvem sobretudo nas áreas de educação ou em escritórios

Pequim – O gigante do comércio eletrônico Alibaba anunciou nesta sexta-feira que está trabalhando junto com HP e Intel para desenvolver um computador portátil de formato tablet que empregue o sistema operacional YunOS da empresa chinesa.

O dispositivo será usado com sistemas na nuvem sobretudo nas áreas de educação ou em escritórios, explicou o Alibaba em comunicado por ocasião da Conferência sobre Computação 2016, realizado na cidade chinesa de Hangzhou, no leste da China.

“O anúncio é o último sinal que o software desenvolvido pelo Alibaba está gerando cada vez mais interesse e apoio entre os grandes fabricantes de dispositivos”, ressaltou o comunicado da empresa chinesa.

O YunOS, lançado em 2011 pelo Alibaba como um sistema operacional para smartphones baseado na nuvem, é atualmente o terceiro mais usado do mundo depois de iOs (Apple) e Android (Google).

O sistema operacional de Alibaba está presente atualmente em cerca de 100 milhões de dispositivos, desde terminais telefônicos a televisões com acesso à internet ou eletrodomésticos conectados, acrescentou a nota.