Alasca Airlines substitui manuais de voo por iPads

Segundo a empresa, uso dos tablets vai aumentar a segurança pois diminui o peso e torna mais fáceis as buscas nos textos

Nova York – A companhia aérea Alasca Airlines decidiu substituir os manuais de voo tradicionais por versões em formato eletrônico que seus pilotos poderão consultar nos iPads e que ajudarão a reduzir o peso nos aviões.

“Como parte de um contínuo esforço para usar a tecnologia e reforçar a segurança dos voos, aumentar a eficiência e proteger o meio ambiente, Alasca Airlines oferecerá iPads a seus pilotos”, anunciou nesta sexta-feira a companhia em comunicado.

O documento explica que as 600 gramas desses dispositivos substituirão os mais de 11 quilos dos 41 manuais e documentos que os pilotos são obrigados a levar com eles em cada voo, enquanto que seu formato eletrônico permitirá fazer buscas mais rápidas pelos textos.

Além disso, “atualizar estes materiais de referência agora poderá ser feito com um só clique na tela do iPad, substituindo o trabalhoso processo de folhear as páginas uma por uma”, explicou a companhia aérea, que já provou a iniciativa entre alguns de seus profissionais e prevê distribuir os dispositivos da Apple entre todos seus pilotos até início de junho.

“Tínhamos estudado a ideia de um formato eletrônico dos documentos de voo durante anos, mas nunca tínhamos encontrado um dispositivo que realmente nos convencesse”, explicou o vice-presidente de operações de voo do Alasca Airlines, Gary Beck, no comunicado.

A empresa estuda também substituir os mapas físicos de navegação por versões eletrônicas para o iPad e assegura que ambas iniciativas poderiam economizar um grande consumo de papel e reduzir as dores musculares dos pilotos por carregar diariamente um material que pode chegar a 22 quilos.