Airbus quer empilhar passageiros em aviões com beliches

Em uma nova patente, a companhia de avião prova que é possível deixar o assentos ainda menores com uma ideia um pouco inusitada

São Paulo – A Airbus patenteou uma ideia bastante inusitada: empilhar os passageiros de seus aviões uns em cima dos outros. A companhia quer construir uma plataforma com assentos por cima de outra e torná-las reclináveis em até 180 graus. A ideia se assemelha aos beliches, com duas fileiras de poltronas.

De acordo com a gigante da aviação, o conceito tem como objetivo utilizar de forma mais eficiente o espaço em uma aeronave. Para a empresa, grandes aviões, como os da linha Airbus 330, possuem um potencial econômico pouco utilizado.

“[Esta ideia] propõe posicionar uma estrutura de plataforma elevada sobre um convés principal na cabine de passageiros de uma aeronave de corpo largo, para proporcionar uma área de mezanino em um lóbulo superior substancialmente não utilizado pela fuselagem do avião”, descreve a Airbus na patente.

Chamado de “Arranjo para bancos de passageiros de um veículo”, o documento revela que a patente pode ser utilizada tanto em aviões, quanto em outros meios de transporte.

A ideia não é a primeira a chamar atenção na intenção de rearranjar o modo como viajamos. Recentemente, um projeto da Zodiac Seats, uma das mais importantes fabricantes de assentos para aeronaves do mundo, também procurou outra forma de aumentar o número de poltronas disponíveis para as empresas aéreas venderem.

Por enquanto, a ideia da Airbus está apenas no papel e não tem previsão de ser utilizada em um dos aviões da companhia.

A imagem abaixo revela como o arranjo de assentos seria feito caso a ideia da empresa fosse colocada em prática:

(Divulgação/United States Patent and Trademark Office)